Seja bem vindo (a) ao poeta atrevido

A nossa meta é fazer com que encontre aqui um ambiente saudável, cultural e que agregue conhecimento.

Divirtam-se!

Observação:

Todos os direitos reservados. Proibida a cópia e-ou a reprodução deste Site, sem a prévia autorização do autor, por quaisquer meios ou processos existentes ou que venham a ser inventados, especialmente por programas de computador de acesso à Internet ou não, sistema gráfico, micro filmagens, fotográficos, videográficos; bem como a inclusão de qualquer parte desta obra em qualquer sistema de processamento de dados. LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998

domingo, 4 de julho de 2010

Inteligência é Afrodisíaco


Olá caros leitores,
Tenho evidenciado que a finalidade do blog é trazer matérias legais da net, aliando isso com o fato de que sou moderador de um chat chamado ''Inteligência é Afrodisíaco'', numa ferramenta da plataforma groupsim, comecei a ler algumas coisas a respeito. E garimpando na net sobre este tema, acabei achando interessante esse texto do Ronaud Pereira, e resolvi compartilhar com a galerinha inteligente que curte o Poeta Atrevido.

sen.su.al
adj. m. e f. 1. Relativo aos sentidos.2. Que indica sensualidade. 3. Lascivo, lúbrico, voluptuoso.

sen.su.a.li.da.de
s. f. 1. Qualidade de sensual. 2. Lubricidade, volúpia. 3. Propensão para os prazeres materiais.

Dicionário Michaelis

Na minha época de estudante de 2º grau, ouvi uma professora fazer uma pergunta boba sobre sexualidade que à época pouco me chamou atenção apesar da surpresa da resposta. Era o 1º ano ainda, haviam muitos alunos “turistas” do tipo que sabe-se que não chegam até o fim do ano, e a aula era de Física. E a professorinha perguntou em meio ao assunto que estava no ar: “Qual é o maior órgão sexual” E começou o burburinho e risadinhas tolas de sempre. Após algum suspense ela saiu com a resposta: “Para quem pensou bobagem, o maior órgão sexual é o cérebro” e decepcionou a todos!

Na ocasião até me surpreendi com a resposta, não esperava algo assim tão profundo e confesso, estava pouco interessado em filosofar sobre o assunto. Mas hoje entendo o que a Professora nos quis dizer. O ser humano como corpo tem o sexo, mas como alma tem a sensualidade; o erotismo. Uma se relaciona com a outra, mas a sensualidade, como atributo próprio do espírito, a qual somente ele capta, é muito mais envolvente.

Porque não somente corpos são sensuais e esse é um atributo próprio do corpo. Mas uma postura pode ser sensual, um jeito de falar pode ser sensual, um olhar penetrante também, ou todos esses atributos juntos conduzidos por uma atitude inteligente; envolvente; com certeza são sensuais. Theophile Gautier resumiu perfeitamente este pensamento ao concluir que Amar é admirar com o coração, e admirar, é amar com o cérebro.

Recentemente, uma pesquisa confirma o que tenho dito ao constatar, na Inglaterra, que mulheres com maior instrução, tendem a ter mais dificuldades de se realizar na cama. A hipótese levantada por especialistas é a de que essas mulheres idealizam demais a situação, e travam diante da crueza do ato sexual. É assim: Na imaginação, tudo é perfeito. Mas aquilo que atrai, encanta, provoca e excita entra em choque com uma realidade íntima não levada em conta. Somente o hábito supera esse choque.

Entendo a sensualidade como a excitação causada pela constatação ou contemplação do que é belo ou de alguma forma incitante. E isso acontece na imaginação. Atualmente, alguns até afirmam que certos carros são sensuais. E não é difícil encontrar por ai alguns objetos produzidos pelo design contemporâneo que nos transmitem algo estimulante de alguma forma. Isso acontece porque ali não tem só funcionalidade, mas tem a mão inteligente de quem o concebeu na imaginação. Não é meramente arte gratuíta, é humano, é inteligência.

A melhor definição que já ouvi para inteligência foi como sendo a capacidade de se estabelecer relações (entre idéias). Tem menos a ver com alardar CONHECIMENTO (embora um bom repertório seja fundamental) e mais com ESPERTEZA, perspicácia, agilidade mental. É a agudeza de espírito que relaciona uma situação comum à outra incomum, e daí cria graça, leveza, humor. A alma humana se sente tão atraída por nobres sentimentos, quanto um corpo se sente atraído por outro. Mas convenhamos, não sou puritano, se juntar os dois tipos de atração fica bem melhor.

Ronaud Pereira

Queria dedicar esta postagem a toda galerinha do chat, de modo especial ao Jr, Danizinha, Diih, Sah, Lis, Samir e os outros que não citei nome.


Disponível em:, acesso em 4 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário